domingo, 1 de abril de 2012

MUSEU EDUARDO ANDRÉ MATARAZZO



O museu está localizado em Bebedouro/SP, seu acervo conta com automóveis, aviões, veículos militares, escafandro, dentre outros...


De um lado, um luxuoso carro modelo Pachard, ano 1947, em que viajaram pelo menos cinco presidentes da República. Do outro, um modesto automóvel Romi-Isetta, de 1960, o primeiro modelo produzido no País, ainda na efervescência dos anos JK. Mais à frente, o avião que trouxe ao Brasil a seleção campeã mundial em 58. 
























A história transborda no Museu Eduardo André Matarazzo, que os moradores de Bebedouro preferem chamar de museu do automóvel. Num galpão acanhado, pertencente à prefeitura, 92 carros, 21 aviões, vagões de trem, máquinas industriais e de guerra disputam o olhar deslumbrado do visitante. São peças bonitas, algumas bem conservadas, compradas e reformadas por Eduardo Matarazzo, filho de Francisco Matarazzo Júnior, o famoso conde da família que veio da Itália em 1887 e fez fortuna na primeira metade do século passado. 









Na juventude, Eduardo chegou a participar de algumas provas automobilísticas. Se não foi bem sucedido nas corridas, foi lá que o filho da família dileta resolveu colecionar carros e tudo o mais que tivesse a engenharia mecânica por trás. E, como já tinha uma fazenda em Bebedouro, a cidade foi escolhida em 1969 para abrigar o museu que, em poucos anos, se tornaria um dos maiores do interior do País.

 Texto: Allan de Abreu
http://www.diarioweb.com.br/editorial/corpo_noticia.asp?IdCategoria=62&IdNoticia=31198


FOTOS: ELIZA BORSONARO




























           

2 comentários:

  1. Sem palavras pra descrever essas maravilhas. Valeu pela história e muito obrigado!
    carloshakal@hotmail.com

    ResponderExcluir