quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Não precisa dar muito tempo para se perceber que nem toda loucura é genial, como nem toda lucidez é velha.

Chico Buarque de Hollanda

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.
Clarice Lispector

domingo, 24 de setembro de 2017

Lençóis Maranhenses

Santo Amaro/Circuito Betânia

No dia anterior, quando nos ofereceram o passeio, torcemos o nariz, pois havíamos viajado o dia todo e estávamos cansados, não queríamos um passeio que ocupasse o dia inteiro, mas como não tínhamos alternativa, aceitamos...
   Nada como uma boa noite de sono!... Acordamos bem dispostos e o passeio foi perfeito! Com direito à Skibunda e passeios de barco, de quadriciclo, e é claro, caminhada na areia fina e banho refrescante de lagoa!

Quem consegue ver a PAZ? Quando chegamos alguém havia acabado de escrever, sobre as algas, a palavra paz.

Aqui nosso transporte estacionado em frente ao restaurante. A comida é boa, dá para tomar uma cervejinha, porém é um local simples e o luxo fica por conta das redes instaladas ao lado do refeitório.
  E por falar em almoço, comemos bem e ficamos esperando a retomada do passeio e nos perguntando o porque da demora... O guia nos ofereceu continuar com o carro ou pegar um barco, pagando à parte ao barqueiro. Seguimos a maioria e optamos pelo barco. Foi uma escolha acertada, pois o carro demorou à chegar, e pudemos aproveitar muito mais tempo.
   Assim que o barco parou de frente para onde iríamos aportar, demos graças a Deus (e ao guia), por termos demorado. Pois as opções eram descer e subir um paredão, ou descer e subir o paredão...

No meio da subida uma parada para uma foto estratégica... Lá no alto à direita, o próximo desafio...
    Mas, no fim, a recompensa! E lançando mão de um trocadilho infame, apesar de não ser de todo inoportuno, trata-se de uma vista de tirar o fôlego!

Aqui um exemplo da transparência da água.

Olha a altura do paredão onde descemos no skibunda, foi por isso que desci sem pensar...

No fim da tarde um belo presente, quando o veículo parou para o por do sol, descemos sem imaginar o que nos aguardava e nos deparamos com essa linda lagoa!
     Pensamos que se tivéssemos ficado só neste passeio, já estaria de bom tamanho, mas mal sabíamos quanta beleza ainda nos aguardava!...

No próximo post o passeio das lagoas, Andorinhas e Gaivota...

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Lençóis Maranhenses

Atendendo a pedidos, irei fazer algumas postagens, falando sobre os Lençóis Maranhenses, dando algumas dicas de hospedagem, alimentação e detalhando melhor os passeios.
   Como o material é vasto (sozinho tirei mais de 800 fotos), e são muitos detalhes, vou fazer no melhor estilo Jack, irei por partes.
   Vou começar falando sobre hospedagem; se em qualquer lugar já é um fator que pode determinar o sucesso ou não da viagem, nesse caso é ainda mais importante, pois trata-se de um lugar bastante rústico.
    Para se aproveitar melhor a viagem, o certo é se hospedar próximo ao parque, pois São Luiz fica relativamente longe, um bate e volta seria muito cansativo. Conheço pessoas que já fizeram, mas não recomendo.
    As localidades onde se pode hospedar, são Santo Amaro, Barreirinhas e Atins. Em um retorno, me hospedaria em Santo Amaro e Barreirinhas somente; mais adiante explico melhor.
    Começar por Santo Amaro é mais indicado, pois fica mais próxima dos Lençóis, o que significa que a sua permanência nos veículos usados para o transporte, caminhonetes com bancos improvisados na carroceria, os chamados paus de arara, será menor, e acredite, isso faz diferença, pois são desconfortáveis e sacolejam muito! Além disso, a caminhada é menor, e enquanto você se recupera da viagem, vai se preparando para os outros passeios.
    É importante observar ainda que a época ideal para conhecer os Lençóis, fica entre junho e o início de setembro, que é quando as lagoas começam a secar. Entre janeiro e maio é o período das chuvas, que são necessárias para que as lagoas possam estar bem cheias.

PARTE 1: Onde se hospedar?

Bem, antes de dizer onde se hospedar é importante dizer como chegar!  Aí começa a primeira dificuldade quando se está montando o roteiro, pois não existem táxis para Santo Amaro, então deve-se entrar em contato com a pousada e agendar um transfer, ou em bom português, um traslado para lá.
     Além do traslado, existe também o serviço de Vans, possível agora, porque um grande trecho foi asfaltado, já o que restou só se trafega com veículos 4x4. O asfaltamento do trecho restante é controverso, pois traria um número maior de turistas e infelizmente, como se sabe, isso não gera somente desenvolvimento...
     Se sua intenção for alugar um carro, acredito que não seja vantajoso, pois o carro ficaria parado em um estacionamento próximo, e o valor das diárias seria um gasto em vão.
    A van traz uma economia considerável, porém, além de ser desconfortável é mais demorada e sujeita à horários predefinidos.
     Mas é claro que isso depende da sua disposição, pois o translado, apesar de ser agendado de acordo com sua necessidade, possuí um valor realmente caro, pagamos R$650,00.
     Repare que assim que pousamos, seguimos direto para Santo Amaro, deixando para conhecer São Luiz, somente na volta; recomendo assim, porque você tira esse dia para viajar, leva o dia todo, mas no dia seguinte você já está pronto para se dedicar somente ao primeiro passeio aos lençóis.

POUSADA RANCHO DAS DUNAS: Santo Amaro

Ao pesquisar no Tripadvisor, você encontrará algumas opções de hospedagem em Santo Amaro, mas, ao pesquisar restaurantes, você não encontrará muitas opções, então é importante encontrar uma pousada que já possua um bom restaurante, e nesse caso a Pousada Rancho das Dunas é perfeita, pois possui um ótimo restaurante!
     Ela fica afastada da cidade, mas como não há muito o que fazer por lá e o foco está nos passeios nas dunas, é uma das melhores opções.

Perfeita!
Gostamos de tudo. A Pousada é linda, o restaurante maravilhoso, a equipe excelente (agendaram os melhores passeios e ainda o transfer para Barreirinhas, perfeito!). Café da manhã muito bom, quarto espaçoso, ambiente agradável e tranquilo. Apesar de ficar um pouco distante do centro da cidade, a localização é ideal porque Santo Amaro não parece ter muitas opções para sair à noite em questão de gastronomia, sendo preferível ficar em um hotel que possua um bom restaurante.

POUSADA PARAÍSO DOS LENÇÓIS: Barreirinhas

Barreirinhas é conhecida como a Capital dos Lençóis Maranhenses, ou ainda a Porta de entrada dos Lençóis, está situada a 250 Km da capital e é sem dúvida a cidade mais bem estruturada e que oferece melhores opções de pousadas e restaurantes. Por esse motivo, em Barreirinhas optamos por ficar hospedados em uma pousada mais centralizada e a Paraíso dos Lençóis, foi uma ótima escolha.

Ambiente agradável e acolhedor, muito limpa, com atendimento excelente, tanto da proprietária quanto dos funcionários, em especial da Érica que é muito prestativa e nos deu dicas sobre os passeios, inclusive sobre a possibilidade de fazê-los no período da tarde, que é bem mais tranquilo, para não caminhar nas dunas no horário em que o sol está mais forte. Achamos esta dica muito importante, pois os passeios à tarde foram bem melhores e terminam com o por do sol que é maravilhoso (já havíamos feito passeios pela manhã em Santo Amaro e realmente é mais cansativo pegar sol do meio dia). Tive um problema de saúde no último dia da estadia e a proprietária foi muito gentil e solidária, me auxiliando no que foi necessário. A localização também é muito boa, dá pra ir à pé na principal avenida onde ficam os restaurantes (Beira Rio), inclusive à noite.

Lucíola Borsonaro via Tripadvisor.

Em São Luiz ficamos hospedados no Stop Way Hotel. Quanto a este hotel, há algumas ressalvas, conforme melhor explicado na avaliação abaixo, porém para uma estadia rápida, ficaria novamente, sem problemas.

Bom custo-benefício
A localização é muito boa, em frente à Lagoa da Jansen e à praia. Nossa estadia foi muito curta, porque o objetivo principal da viagem foi conhecer os Lençóis Maranhenses (fizemos apenas city tour ao centro histórico de São Luís e fomos ao Shopping São Luís), por isso não exploramos muito a região do hotel (não saímos a pé nas proximidades), mas parece que há bons restaurantes próximos ao hotel. Fizemos o city tour com uma agência de turismo recomendada pela equipe do hotel e gostamos muito do passeio. Achamos interessante ter, no frigobar, o Guaraná "Jesus", famoso no Maranhão. O atendimento na recepção é excelente. Achamos algumas falhas na limpeza, como teias de aranha nas janelas. O coffe shop do hotel tinha muitos pernilongos no final da tarde. Mas recomendo pois, no geral, a estadia foi muito boa.

Lucíola Borsonaro via Tripadvisor.

Lagoa da Jansen vista do hotel